quinta-feira, 8 de novembro de 2012

A missão continua...


Uma Igreja em estado permanente de missão

Em resposta aos apelos da V Conferência 
Episcopal Latino Americana e Caribenha e Diretrizes da igreja no Brasil, nós que fazemos o Instituto Secular Filhas de Sant’Ana: Consagradas e Associados, realizamos nestes últimos três anos diversas atividades missionárias. "Igreja em estado permanente de missão". Estar em missão é a forma da Igreja ser no mundo, buscando situar o processo evangelizador no contexto sócio-cultural de nosso tempo, caracterizado como "mudança de época". A mudança de época urge que a Igreja assuma com renovado ardor a missão que lhe dá sua identidade profunda: evangelizar.
Alimentados por estas motivações, partimos em missão, imbuídos do ardor missionário que impulsionava o coração de Madre Rosa e revestidos do sentimento de Jesus, “ao ver a multidão teve compaixão dela, porque estava cansada e abatida como ovelhas sem pastor” (Mt 9,36).
Constatamos que estas missões, realizadas por meio de visitas, escutas, promoção humana e celebrações, foram meios que contribuíram para confirmar, renovar e revitalizar a novidade do Evangelho, a partir de um encontro pessoal e comunitário com Jesus Cristo, despertando verdadeiros discípulos missionários na Igreja do Senhor.
Embora “reconhecendo que toda circunstância em que o homem vive e morre constitui para nós ocasião de testemunhar a obra salvífica de Deus” (Const. – Art. 12), concluímos que estas experiências missionárias reforçaram em nós o amor à Igreja, sentido de pertença ao Instituto e, sobretudo, nos fizeram contemplar a presença de Deus em meio às luzes e sombras que marcam a história dos homens do nosso tempo.

Equipe de Secretaria

Nenhum comentário:

Postar um comentário