quinta-feira, 21 de fevereiro de 2013

Retiro Anual 2013 Consagras e Associados Brasil



Consagradas e Associados Retiro 2013


-->
RETIRO ANUAL: TEMPO DE GRAÇA NA VIDA DO INSTITUTO

 
  Nos dias 09 a 13 de fevereiro, nós Consagradas a Associados residentes no Brasil, realizamos o nosso retiro anual. Momento de nos distanciarmos da nossa realidade cotidiana e subir ao Monte Tabor, para o grande encontro conosco mesmo e com Jesus.  O tema geral que motivou a nossa reflexão foi: “Que as vossas sejam vidas que coloquem no centro as bem-aventuranças contradizendo a lógica humana” (Papa Bento XVI, fev 2007). Fomos convidadas a avaliarmos as nossas ações mediante o testemunho de tantos Santos que foram capazes de segundo a vontade de Deus colocar no centro das suas vidas as bem-aventuranças. A história de Fé dos Santos nos ajudou a perceber que a sua doação e testemunho são um estímulo para permanecermos firmes na vivência da nossa Fé.
           Na dinâmica de acolhida ao som da música “meu coração é para Ti Senhor”, formos motivadas a escrever e colocar porque o meu coração é para o Senhor, como também o que incomoda o meu coração neste momento, o que trazemos como peso no coração e como quero que o meu coração saia deste retiro. Diante de Jesus Eucarístico depositamos o que mais incomoda o nosso coração para que Ele possa cuidar nestes dias de retiro.
           Neste retiro o clima foi de profunda interiorização e silêncio, cada Consagrada e Associado rezou com o testemunho do Santo que a cada dia ia sendo apresentado, como São Pedro Julião, Charles de Foucald, Padres e Madres do Deserto, Santa Rosa de Lima e Santo Agostinho. Não deixamos de aprofundar os ensinamos da nossa Mãe e Mestra espiritual Madre Rosa, particularmente no que concerne a tríplice relação com Jesus na Eucaristia, a Vontade de Deus – eixo da Sua espiritualidade, além de percebermos como a misericórdia de Deus se manifestou na vida de Madre Rosa.  A cada tema apresentado íamos fazendo um confronto com as nossas vidas, a nossa história e fomos conduzidas pelo Espírito Santo para numa atitude de Fé eliminar tudo o que é empecilho para que vivamos segundo o que Deus quer e espera de cada uma de nós. Durante todos os dias nos colocamos numa atitude de prostração diante de Jesus Eucarístico, colocando em suas mãos as nossas vidas, a caminhada do nosso Instituto e as necessidades da humanidade. Ressaltamos como ponto culminante as Celebrações Eucarísticas que foram presididas pelo Pe. Josias Gomes Araújo, que diariamente nos revelava a presença de Jesus como alimento para o nosso espírito e a nossa alma com o Pão da Palavra e da Eucaristia.
         Dentre as manifestações da bondade de Deus destacamos a visita do nosso Pastor Diocesano – Dom Fernando Panico, que nos estimulou na busca de vivermos intensamente este encontro mais profundo com o nosso Deus, que nos acolhe e nos fortalece com o seu amor misericordioso. No final deste momento, o nosso Bispo suplicou de Deus uma benção sobre nós, extensiva à nossa Coordenadora Geral – Francisca Adália Tavares de Oliveira.
          No final do retiro cada Consagrada e Associado avaliou o Projeto de Vida Pessoal  assessorado por Socorro Barros – Conselheira Responsável pelo Nacional Brasil.  Na avaliação ressaltamos que o retiro proporcionou um profundo encontro com o nosso próprio eu diante de Jesus Eucarístico, de revelação do nosso ser, reconhecemos que o processo de conversão acontece a cada dia se abrirmos o nosso coração para escutarmos o que Deus tem a nos revelar. Assim retornando a dinâmica de abertura recebemos de volta o coração que depositamos diante de Jesus Eucarístico com o que mais nos dificulta na nossa realidade cotidiana, compreendendo desta forma que os nossos problemas serão solucionados em primeiro lugar quando os aceitamos como nossos e que Jesus Misericordioso nos assistirá na superação de tudo o que impossibilita a nossa entrega total ao Seu Projeto.


Maria Neide de Souza

Nenhum comentário:

Postar um comentário